quarta-feira, 5 de março de 2008

A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO POLICIAL DIANTE DO PÚBLICO

A nossa contribuição como policiais militares é elemento essencial para formar a imagem da instituição, pois somos o termômetro para saber se nossa instituição vai bem ou mal através de nossas ações diante da sociedade que servimos. Nas democracias uma instituição, seja pública ou privada, não pode mais trabalhar de forma isolada nas decisões, a opinião do público sobre nosso respeito deve ser encarada como a chave de nosso sucesso, principalmente para nós que cuidamos de um bem tão importante que é a segurança pública.
Infelizmente no Brasil a cooperação, o envolvimento dos cidadãos e o sentimento de identificação com a polícia são dificultados por problemas históricos de violência e arbitrariedade, por conta disso, o policial deve ser o responsável pelo resgate ou a criação de uma imagem positiva diante do público. Porém para isso acontecer os comandos e as direções da nossa instituição deve investir maciçamente na qualificação do profissional que trabalha diretamente na rua lidando com o público, oferecendo melhores condições de trabalho e salários dignos.
Outro fator é que a construção de uma boa imagem pessoal e profissional, seja policial ou não, está inerentemente relacionada com a credibilidade. É construída num processo, não pode ser imposta, sendo apenas obtida como resultado cumulativo de interações. É composta por comportamentos, hábitos, posturas, ética, conhecimentos, habilidades e competência. A credibilidade significa que uma boa imagem pessoal passa por transmitir confiança ao cidadão, a qual se vai mantendo ao longo do tempo, e que vem da consistência dos resultados com a satisfação. Esta imagem pessoal e profissional é tanto mais importante, quanto maior for o contato direto com os nossos clientes (cidadãos) em atividades de atendimento ao público.
Os profissionais da Polícia Militar de Roraima têm feito ações significativas que vem resgatando e construindo imagens de credibilidade e confiança diante do público, como exemplo, temos o PROERD e os trabalhos do Núcleo de Policiamento Comunitário.
Finalizando, devemos lembrar que a Imagem Pessoal faz parte do nosso “Marketing Pessoal” e que o mesmo se faz com clareza de objetivos, integridade, posicionamento, comprometimento, relacionamentos, conhecimento, auto-estima e motivação. Devemos reter que a imagem ideal do profissional é uma imagem de confiança e credibilidade perante a sociedade.

Nenhum comentário: