domingo, 6 de janeiro de 2008

DA CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA À CONSCIÊNCIA CIÊNTÍFICA


O gênero humano desenvolve de tal modo sua consciência no tempo que chega um momento onde não basta mais sentir o mundo criando valores (mitos) sobre a realidade. Surge o desejo de descobrir as leis que regem o nosso mundo, a querer entender o mundo de modo racional.
Nesse sentido, podemos afirmar que em oposição ao mito surge a filosofia. Que é justamente a busca da desvinculação do pensamento mítico coletivo e a valorização da racionalização individual. Enquanto que o mito contribuía, através de estórias e crenças, para o homem aceitar e se adaptar no mundo. A filosofia luta para descobrir o porquê das coisas e a possibilidade de lhes modificar a ordem.


A Civilização grega (por volta do séc. VII e VI a.C )tem um papel essencial para o surgimento do pensamento filosófico: é a primeira vez que um grupo humano deixa de se guiar apenas pela consciência mítica para ter uma consciência crítica da realidade. O pensamento filosófico original caracteriza-se ainda pelo prevalecimento de questões cosmológicas, por especular a respeito da origem da natureza do mundo físico, procurando a arché (princípio) de todas as coisas (ARANHA e MARTINS, 1993). Nesse sentido a consciência filosófica surge como um modo de pensar que pretende sempre buscar a verdade, uma tentativa de entender o mundo racionalmente contribuindo para o desenvolvimento de uma postura que procura sempre questionar as certezas antigas na busca de novas certezas.


A partir do séc. XVII, nova alteração ocorre no mundo ocidental, começando pelo continente europeu. Começa uma nova era em que tanto a organização do trabalho como o conhecimento sofre modificações. O ser humano deixa de apenas explicar ou questionar racionalmente a natureza, para se preocupar com a questão de como utilizá-la melhor. Nasce assim a ciência, um modo de interpretar o mundo com fins técnicos; pois agora não se trata apenas de entender a raiz de todas as coisas, A importância consiste em saber usar melhor a natureza para o progresso e o conforto. Na Grécia antiga o filósofo se perguntava o porquê de todas as coisas; no séc. XVII se perguntava como utilizar melhor estas coisas (MEKSENAS, 1990).


Com essa alteração, o conhecimento, a informação sobre o mundo, se torna muito grande, surgem novos inventos como a imprensa, o telescópio, a bússola o microscópio etc. Por fim o próprio conhecimento se fraguimenta; ao contrario do filósofo, que se preocupa com a totalidade do saber, o cientista se torna especialista de um só aspecto do conhecimento. Nascem então as ciências particulares como as biologias, química, historia, geografia e física.


Essa divisão vem de que a ciência esteja preocupada em entender a natureza com muito rigor; é a busca de um conhecimento exato sobre a realidade para que possa agir sobre ela, tirando-lhe o máximo de proveito. A ciência dá origem a uma linguagem objetiva, que tenta evitar ao máximo as idéias e conclusões ambíguas e, com isso, teremos as pesquisas seguindo um método rigoroso através de três etapas: hipótese (pergunta cuja resposta exige investigação cientifica), análise (atividade prática que visa verificar a hipótese), síntese (é a hipótese confirmada e generalizada para explicar outros fatos semelhantes) e lei.


Com isso, o estudo aprofundado de uma realidade qualquer para ser considerado ciência, precisa seguir inicialmente as etapas citadas. Um conjunto de leis dá origem a um a teoria e várias teorias formam uma doutrina científica (PEREIRA, 1982). Isso possibilitou uma série de novos inventos, grande domínio do homem sobre a natureza nunca antes visto na história da civilização.



REFERENCIAL TEORICO
ARANHA, M.L. de Arruda e MARTINS, M.H. Pires. Filosofando: Introdução à filosofia. 2.ed. São Paulo : Moderna, 1993, p. 135-140.
MEKSENAS, P. O processo de humanização da natureza. In _____.Sociologia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1990, p.36-45.
PEREIRA, O. O que é teoria (primeiros passos). 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982 P. 41-42.

2 comentários:

Teruko Arimori disse...

Muito obrigada, me ajudou em um trabalho de Filosofia que estava faltando uma partezinha! Obrigada!

Unknown disse...

Foi muito útil😅😂