quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Amazônia: conhecendo de perto



Estou mobilizado na Força Nacional e nesse período tive experiências gratificantes e também algumas decepções, o que é normal quando se convive com pessoas de culturas, modo de trabalhar e comportamentos diferentes do seu. Como cientista social de formação já esperava esse tipo de situação e graças a Deus tenho conseguido superar essas dificuldades. Na Força já tive o privilégio de conhecer vários lugares do nosso país como Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e agora Pará. ja estive em locais que jamais imaginaria que um dia iria conhecer.
Apesar de ser da região Amazônica, esse lugar sempre tem me surpreendido a cada momento, principalmente agora quando estou trabalhando diretamente na reserva Renascer no município de Santarém juntamente com o pessoal dos órgãos de fiscalização Federal. Não vou entrar em detalhes profissionais até mesmo por questões éticas que englobam minha função na Força Nacional.

Mas sou obrigado de alguma forma relatar essa experiência fascinante que é conhecer de perto o maior tesouro de nosso planeta sentindo de forma contudente sua beleza,magnitude,seu clima, seus sabores, passando por perigos e dificuldades da sua biodiversidade. Tenho conhecido o seu povo, a população ribeirinha, que também sofre as mesmas fragilidades da floresta, no entanto esses são os seus principais guardiões.

Agora vendo de perto a realidade dessa nossa gente percebi o tanto que são abandonados a própria sorte, carecendo de estruturas básicas como saúde, educação, transporte e energia elétrica. Pessoas que ainda não foram alcançados por bolsa família, luz para todos ou de alguma outra forma de assistência por parte dos Governos. O que mais me surpreende é que apesar de todas as dificuldades, conseguem me passar força, perseverança uma altivez peculiar que não encontramos na população das grandes cidades.

Nenhum comentário: